sexta-feira, 30 de abril de 2010

[Rec], câmeras agitadas e o novo 'terror'

O estilo de filmagem empregado em A Bruxa de Blair e que revolucionou o cinema, volta após alguns anos para impressionar mais uma vez. Desde Cloverfield e Atividade Paranormal até Rec 2, os movimentos trêmulos e rápidos do camêra (quase sempre um dos personagens) tornam o filme mais 'realista' e, quando necessário, o ambiente mais pavoroso. Dos títulos citados, [Rec] foi o que mais me impressionou, não por sustos e criaturas grotescas, mas pela história muito bem trabalhada.
A união entre a igreja e a ciência é explicada ao longo dos dois filmes, e mostra de forma incrível que dimensão alcançou o fenômeno que acontece no edifício. Muito mais que os ataques canibais e a tensão entre as vítimas e as autoridades, os diretores do filme fugiram de inúmeros clichês de filmes do gênero, explicando quase perfeitamente o porquê de todo o caos acontecer. O resultado do sucesso da obra não podia ser outro senão um remake americano, intitulado Quarentena.
Enfim, da destruição de Manhattan à bruxas de florestas e demônios do sotão, espero que esse estilo continue sendo empregado e valorizado como sempre foi, quem sabe temos aí um futuro [Rec]-3d :]

0 comentários:

Postar um comentário